Uso de telas para crianças

Há muitas razões para os pais serem atenciosos sobre quanto tempo de tela eles permitem aos seus filhos. A quantidade de uso de tela por dia tem sido associada a desfechos de desenvolvimento, obesidade, má qualidade do sono e desenvolvimento ocular. Pesquisas do Canadá também descobriram que os pré-escolares que tinham mais de duas horas de tempo de tela por dia tiveram um aumento de quase 8 vezes no TDAH.

Organizações especializadas criaram orientações para que os pais ajudem a entender os fatos descobertos na pesquisa científica. As diretrizes da Organização Mundial da Saúde para 2019 sugerem que não há tempo de tela para crianças antes dos 1 anos de idade, e tempo de tela muito limitado para crianças por vários anos depois disso.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que não use mídia digital (exceto bate-papo por vídeo) em crianças de até 18 a 24 meses, e com foco na mídia educacional quando as crianças começam a usar telas.

Efeitos do uso da tela nos olhos das crianças

A Academia Americana de Oftalmologia não tem recomendações específicas para a quantidade de tempo de tela para crianças. Mas os pais devem estar cientes dos possíveis efeitos do uso da tela nos olhos das crianças, bem como das preocupações mais amplas com a saúde levantadas por outros grupos como a OMS.

Miopia e uso excessivo da visão de perto

O número de pessoas que desenvolvem miopia nos Estados Unidos quase dobrou desde 1971. Na Ásia, até 90% dos adolescentes e adultos são míopes, um aumento dramático em relação às últimas gerações.

Um estudo de 2019 publicado na Revista Oftalmologia— a revista da Academia Americana de Oftalmologia — oferece mais evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da miopia tem a ver com atividades próximas ao trabalho. Não são apenas telas que afetam o desenvolvimento dos olhos, são também livros tradicionais e a quantidade de tempo gasto dentro de casa em geral. O estudo também descobriu que passar um tempo ao ar livre — especialmente na primeira infância — pode retardar a progressão da miopia.

Tensão digital dos olhos

A tensão digital dos olhos não é uma única condição ocular, como glaucoma ou olho rosa. É um nome para os tipos de sintomas que as pessoas experimentam quando passam muito tempo olhando para uma tela. Esses sintomas podem incluir olhos secos, coceira nos olhos, visão embaçada e dores de cabeça. Esses sintomas são temporários e nenhum dano permanente está sendo feito aos olhos.

A maneira mais fácil de evitar a tensão digital dos olhos (ou tensão ocular de qualquer tarefa de quase-foco estendido, como ler ou costurar) é ter certeza de piscar com frequência e olhar para cima da tela a cada 20 minutos e se concentrar pelo menos 6 metros de distância por 20 segundos. Essa estratégia de re-foco frequente é chamada de regra 20-20-20, e permite que os olhos relaxem e reiniciem.

Interrupção do sono do uso da tela

Embora alguns dos perigos da luz azul possam ter sido exagerados nos últimos anos, o uso da tela muito perto da hora de dormir pode prejudicar a qualidade do sono. E o sono é importante o suficiente para o desenvolvimento infantil que a Organização Mundial da Saúde fez do sono um dos focos de suas últimas recomendações.

Dicas de conforto e segurança para crianças e telas

A melhor maneira de lidar com possíveis efeitos das telas nos olhos e na visão das crianças é ajudá-las a definir bons hábitos de uso. Essas mesmas dicas são boas práticas para adultos e qualquer pessoa que sofre de olhos secos crônicos ou tensão ocular.

Siga a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, olhe pelo menos 20 pés de distância por 20 segundos.

Defina um temporizador para lembrar a criança com que frequência olhar para a distância.

Alternar a leitura de um e-book com um livro real e incentivar as crianças a olhar para cima e para fora da janela a cada dois capítulos.

Depois de completar um nível em um videogame, olhe pela janela por 20 segundos.

Pré-marque livros com um clipe de papel a cada poucos capítulos para lembrar seu filho de olhar para cima. Em um e-book, use a função "marcador" para o mesmo efeito.

Evite usar telas fora ou em áreas iluminadas, onde o brilho na tela pode criar tensão.

Ajuste o brilho e o contraste da tela para que ela se sinta confortável.

Use uma boa postura ao usar uma tela. A má postura pode contribuir para o aperto muscular e dores de cabeça associadas à tensão ocular.

Incentive seu filho a manter a mídia digital mais distante: 45-50 cm é o ideal.

Lembre-os de piscar ao assistir a uma tela.

 

Fonte: Academia Americana de Oftalmologia

https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/screen-use-kids (acesso 18/04/2021)

 

Escrito por: Dan Gudgel

Revisado por: Rahul Khurana, MD

Editado por: David Turbert

25 de abril de 2019

Copyright Geraldo de Barros Ribeiro