Óculos de daltonismo realmente funcionam?
Novos óculos estão anunciando uma melhoria na visão de cor para pessoas com formas comuns de cegueira verde-vermelha . Você pode até ter visto vídeos virais e emocionais de pessoas experimentando esses óculos pela primeira vez. Mas quão bem os óculos de correção da cegueira realmente funcionam?
A cegueira herdada — também chamada deficiência de visão de cor — não tem cura hoje. Mas para algumas pessoas com formas mais brandas de cegueira verde-vermelha, óculos especialmente formulados de correção de cores podem melhorar o contraste entre algumas cores. Os resultados variam dependendo do tipo e extensão da deficiência de visão de cor de uma pessoa.
Você pode consertar a cegueira com óculos?
Os óculos de cegueira mudam o que as pessoas que os usam veem, aumentando a distinção entre vermelho e verde, explica Ivan Schwab, MD, professor de oftalmologia da Universidade da Califórnia, Davis. Mas a experiência vai variar muito entre os indivíduos, e esses óculos não dão às pessoas um verdadeiro equivalente à visão de cor natural.
A cegueira genética é causada pela ausência ou problema na função de um ou mais dos três tipos de fotorreceptores de cone de color-sensing na retina. Pessoas que têm dificuldade em detectar luz verde (deuteranomalia) ou luz vermelha (protanomalia) experimentam uma sobreposição entre alguns dos comprimentos de onda de luz que o cérebro interpreta como cor vermelha ou verde.
"Os óculos de cegueira colorida são feitos com certos minerais para absorver e filtrar alguns dos comprimentos de onda entre verde e vermelho que podem confundir o cérebro", diz o Dr. Schwab.
De acordo com o Dr. Schwab, parte da luz que vem através dos óculos está bloqueada para que os comprimentos de onda de luz vermelha e verde restantes não se sobreponham tanto. Com menos sobreposição de cores, o cérebro recebe um sinal mais claro para ajudar a distinguir entre as cores do problema. Um dos tipos mais populares desses óculos são feitos pela EnChroma.
Os óculos de correção da color não mudarão a percepção de cor para pessoas cuja deficiência é causada pela ausência completa de fotorreceptores vermelhos ou verdes. E os efeitos positivos dos óculos duram apenas enquanto estiverem sendo usados. Os óculos não modificam de forma alguma os fotorreceptores, nervos ópticos ou córtex visual de uma pessoa para corrigir a cegueira.
"A percepção de cores requer um conjunto completo de equipamentos de funcionamento ideal, e os óculos não substituirão ou repararão mecanismos perdidos ou quebrados", diz o Dr. Schwab.
Três coisas que você deve saber antes de comprar óculos daltônicos
Se você tem cegueira, aqui estão algumas coisas para ter em mente:
Óculos de cegueira podem piorar a visão noturna.
Como eles reduzem a quantidade de luz chegando aos olhos, pode não ser uma boa ideia usar óculos de correção da cegueira à noite. Reduzir a quantidade de luz entrando no olho pode ser especialmente um problema para pessoas que têm outras condições oculares, como cataratas ou degeneração macular. EnChroma, o fabricante, adverte contra o uso dos óculos enquanto dirige. A empresa oferece uma coleção interna que bloqueia menos luz, para condições de luz mais baixa.
Estes óculos são caros e podem não fornecer a experiência que você espera.
Alguns óculos de correção da cegueira custam várias centenas de dólares. É importante definir expectativas realistas de quanto esses óculos podem mudar sua visão antes de comprar. Óculos de correção de daltônicos não são normalmente cobertos pelo seguro porque a cegueira não afeta a saúde de uma pessoa, por isso o tratamento não é medicamente necessário.
Óculos de aumento de contraste não são os mesmos de óculos de cegueira.
Você já deve ter ouvido falar de outros dispositivos projetados para melhorar o contraste entre as cores, como óculos de caça ou filtros de contraste para fotografia. Mas esses produtos não foram desenvolvidos especificamente para melhorar a visão de cor em pessoas com cegueira colorida.
Dr. Schwab acrescenta: "Os inventores [Enchroma] entenderam fisiologia visual, deficiência de cores, e tinham uma compreensão completa da física da óptica e filtros ópticos. Com esse conhecimento combinado, eles foram capazes de selecionar minerais de terras raras que correspondia exatamente às restrições do filtro necessárias para enriquecer os óculos para lidar com essa deficiência de cor. É uma elegante fusão de curiosidade e educação para resolver um problema."
Fonte: Academia Americana de Oftalmologia
https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/do-color-blindness-correcting-glasses-work (acesso dia 18/04/2021)
Escrito por: Reena Mukamal
Revisado por: Ivan R Schwab MD FACS, Laurie Gray Barber, MD
08 de março de 2021
Copyright Geraldo de Barros Ribeiro